PETRA, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno é sem dúvida um dos lugares mais incríveis que já visitamos, não só por sua beleza, mas também pela grandiosidade da sua história.
Surgimento da cidade de Petra na Jordânia
A história de Petra começou há mais ou menos 3000 anos. Foi colonizada em 312 a.C. pelos nabateus (antigo povo árabe que habitava a região norte da Arábia e sul da Jordânia), que implementou as construções em arenito no meio dos cânions e rochas, construíram suas casas, templos e túmulos. Petra logo prosperou com o comércio de incenso, mirra e especiarias e ficou conhecida como a capital do Império Nabateu. Mais tarde, Petra se anexou ao Império Romano e continuou prosperando até um grande terremoto em 363 d.C. que destruiu grande parte da cidade.
Foram dois terremotos seguidos e juntamente com os câmbios nas rotas comercias, começou seu declínio e abandono (exceto pelos beduínos que por ali continuaram). As ruínas que restaram foram redescobertas apenas em 1812 por um explorador suíço chamado Johannes Burckhardt, que se vestiu como um árabe e convenceu um guia beduíno a leva-lo à cidade perdida.
A região então virou um grande sítio arqueológico e foi até cenário do filme Indiana Jones, e logo após, ganhou mais popularidade.
Para visitar Petra é preciso ter disposição e fôlego para caminhar bastante, subir e descer escadarias e rochas, mas ao final, sairá de lá com a certeza que o título de uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno faz total sentido!

Onde ficar em Petra na Jordânia
O sítio arqueológico de Petra está localizado numa cidade chamada Wadi Musa, no oeste da Jordânia. A cidade é simples, mas conta com uma boa rede hoteleira e diversos restaurantes e cafés.

Como chegar à Petra na Jordânia
Chegar à Petra (Wadi Musa) é relativamente fácil, já que é possível acessar de carro, ônibus ou através de excursões.
Como nós estávamos em Israel, a forma mais fácil era entrar na Jordânia pela fronteira terrestre que Eliat ( Israel) faz com Aqaba (Jordânia).
Ficamos dois dias na cidade de Aqaba e alugamos um carro para chegar até Wadi Musa. É muito fácil se locomover de carro pela Jordânia. As estradas são excelentes, seguras, bem sinalizadas e o visual pelo caminho é incrível. Sempre utilizamos esta ferramenta de comparação online que oferece as melhores opções em um só lugar.
Mas vou deixar aqui listado as outras opções de como chegar à Petra:

1. Partindo de Amã (Capital da Jordânia)
- Carro alugado – A viagem dura cerca de 3 horas pela Rodovia do Deserto (Desert Highway) ou 5 horas pela mais cênica King’s Highway. Clique aqui.
- Ônibus JETT – Empresa de transporte turístico que oferece ônibus confortáveis com saída diária de Amã para Petra (cerca de 4 horas de viagem).
- Táxi ou transporte privado – Mais rápido e confortável, mas mais caro (leva cerca de 3 horas).
2. Partindo de Aqaba (Cidade no Mar Vermelho)
- Carro ou táxi – Viagem de aproximadamente 2 horas pela estrada do deserto.
- Ônibus local – Opção mais econômica, mas com horários irregulares.
3. Partindo de Israel (Eilat) ou Egito para a Jordânia
- De Eilat (Israel):
- Cruzar a fronteira em Aqaba e pegar um táxi ou ônibus até Petra.
- Algumas agências oferecem tours diários para Petra partindo de Eilat.
- Do Egito (Sharm el-Sheikh ou Cairo):
- Viagem envolve um ferry de Nuweiba (Egito) até Aqaba (Jordânia) e, de lá, transporte terrestre até Petra.
4. Excursões e Tours em Petra na Jordânia
Diversas agências oferecem tours de um dia partindo de Amã, Aqaba, Eilat ou até mesmo de Jerusalém.
Qual é a melhor época para visitar Petra na Jordânia
A paisagem da Jordânia é em sua maior parte bem desértica. Com isso, o clima em Petra é quase sempre seco, de extremo calor e sol nos meses de verão, e de temperaturas muito baixas no inverno.
O verão por lá acontece entre junho e agosto, com as temperaturas bem altas, chegando facilmente aos 40 graus. Já o outro extremo, o inverno, acontece de dezembro a fevereiro, quando os índices de chuva aumentam um pouco e os termômetros chegam a graus negativos com bastante frequência. Ou seja, o clima em Petra é bem rigoroso na maior parte do ano.
Para quem quer fugir das temperaturas extremas, o ideal é sempre buscar as estações intermediárias, quando o frio e o calor não são intensos a ponto de atrapalhar os seus passeios.
Resumindo, a melhor época para visitar Petra é entre os meses de março a maio, e setembro a novembro.
Quantos dias em Petra na Jordânia
Petra se estende por quase 100 quilômetros quadrados de vales e montanhas desérticas. Os arqueólogos descobriram apenas 15% da antiga Petra (a grande maioria, cerca de 85%, ainda está no subsolo e intocada).
Mesmo com apenas essa porcentagem para ser vista, o ideal é separar de dois a três dias para explorar as ruínas, conhecer a história de cada lugar e tirar belíssimas fotos.
Um dos circuitos que fizemos, por exemplo, durou quase oito horas. Separamos dois dias para nossa visita e foi ideal.
Quanto custa entrar em Petra na Jordânia
- Passe de um dia: JOD 50
- Passe de dois dias: JOD 55
- Passe de três dias: JOD 60
O que visitar em Petra na Jordânia
Ao chegar no Centro de Visitantes de Petra, se estiver com o Jordan Pass, pegue os ingressos e não se esqueça do mapa gratuito fornecido em diversas línguas. No mapa você encontrará todas as trilhas e pontos de interesse, juntamente com informações a respeito de nível de dificuldade e duração de cada uma delas. Vou deixar abaixo as principais atrações dentro do sítio de Petra.

Túmulo do Obelisco
É o primeiro templo, assim que entramos no sítio arqueológico, não tem erro. Logo que entrar você vai se deparar com ele.


Siq
É um caminho sinuoso com cerca de 1km que leva até a cidade antiga. O cânion, resultado da erosão natural da montanha, impressiona e é possível ver os canais, que serviam para transportar água até a cidade, esculpidos nas pedras.


Main Trail
El Khazneh, O Tesouro – é a trilha principal, o lugar mais famoso e cartão postal de Petra. O Tesouro é uma escultura em pedra com mais de 40 metros de altura que foi construída pelos nabateus há mais de dois mil anos atrás. Foi cenário do filme Indiana Jones.
O percurso leva cerca de 4 horas. Sai do Centro de Visitantes passando pelo Siq, pelo Tesouro, pelo Teatro e por diversos outros atrativos principais. Com pouco esforço, recomendo para todas as idades, pois é uma trilha considerada de nível fácil.

Avenida das Fachadas
A rua tem cerca de 40 tumbas e casas dos Nabateus, construídas numa grande parede de pedra.
Teatro de arena
Todo esculpido em pedra. Foi construído há mais de dois mil anos e a capacidade original comportava quatro mil pessoas. É o único teatro no mundo talhado diretamente na rocha.




High Place of Sacrifice Trail
Trilha Altar de Sacrifícios – Era o lugar de adoração em cerimônias religiosas importantes. Não se sabe ao certo se os sacrifícios eram somente de animais ou humanos também.
A Subida é íngreme e a caminhada de mais ou menos 1h para subir e 1h para descer. Dá pra ver Petra do alto e o visual vale a pena. Não recomendamos para crianças e pessoas com dificuldade de locomoção.



Ad-Deir Trail
Trilha do Monastério – É o maior monumento de Petra com cerca de 47 metros de largura e 48 metros de altura. No interior há bancos em ambos os lados e um altar na parede do fundo. Era usado para reuniões de ordens religiosas.
A fachada esculpida é incrível, o passeio leva ainda a três mirantes com vistas para os vales de Petra. Foi o roteiro mais difícil na nossa opinião, leva cerca de 3 horas ida e volta. Muitas subidas íngremes com escadarias, chão escorregadio e trechos estreitos. Não recomendamos para crianças e pessoas com dificuldade de locomoção.

Qasr Al-Bint
Foi o templo mais importante da cidade. E tudo indica que era um santuário. Sofreu muito com a ação do tempo e está bem deteriorado.

Rua das Colunas
Está bem no centro da cidade e era uma das principais ruas de comércio. É uma criação original dos Nabateus e foram restaurados no período da ocupação romana,



Al-Khubtha Trail
Roteiro dos túmulos reais – São quatro tumbas localizados na parte direita do circuito principal. Tumba da Urna, Tumba da Seda, Tumba Coríntia, Monumento do Palácio.
A trilha começa pelas fachadas de túmulos, e termina num ponto bem elevado, de onde se pode ter um super visual da cidade antiga. Também é uma trilha de difícil acesso. Não recomendamos para crianças e pessoas com dificuldade de locomoção.




Comodidades dentro de Petra
Existem várias instalações, incluindo banheiros, restaurantes e lojas de souvenirs perto da entrada e dentro do local.



Há mais de 40 famílias de beduínos que vivem em Petra atualmente. Respeite os costumes locais e esteja atento ao significado cultural do local.
Seguro viagem para a Jordânia
Faça sempre Seguro Viagem! Faz toda a diferença ter uma segurança para o caso de alguma emergência, especialmente em um país exótico como a Jordânia.
Usamos esta ferramenta de comparação para escolher o melhor seguro viagem. Nela você garante excelentes preços e serviços, nos ajuda a manter o blog, divulgar mais dicas de viagem e não paga nada a mais por isso.
Guia de passeios para a Jordânia
Sempre que precisamos de algum passeio ou guia para um destino, contratamos os serviços da Civitatis, empresa confiável e que atua no mercado há anos atendendo milhares de viajantes e com uma reputação ótima.
No site da Civitatis é muito fácil comprar ingressos para atrações, passeios e transfers em diversos países, inclusive na a Jordânia. Visitas guiadas e excursões em português no mundo inteiro. Clique aqui.
Chip de celular para a Jordânia
Viajar para o exterior é uma experiência enriquecedora que nos permite explorar novas culturas, paisagens deslumbrantes e criar memórias inesquecíveis. No mundo moderno, estar conectado à internet com um chip internacional se tornou essencial para aproveitar ao máximo nossas aventuras internacionais. Conectividade constante, permitindo que pesquise atrações turísticas, verifique horários de transporte, localize restaurantes e obtenha orientações precisas para explorar seu destino sem problemas e ainda garantir o contato com familiares e amigos.
Usamos e indicamos o chip de internet da Simpremium, empresa que atua em mais de 150 países. Com ele você garante a melhor experiência de conexão durante suas aventuras internacionais, com o melhor preço do mercado e atendimento 24h. E você pode escolher entre o chip físico ou o chip virtual (e-SIM).
E usando nosso cupom VIAGEMNAIMAGEM, você garante 20% de desconto no seu chip de celular.