Tudo o que você precisa saber antes de visitar Cartagena das Índias, na Colômbia

Cartagena das Índias, é um destino colombiano queridinho dos brasileiros, não é para menos, imagine uma cidade cercada por muralhas antigas, repleta de casas coloridas com varandas floridas, clima quente o ano inteiro e banhada pelo mar do Caribe. Assim é Cartagena, uma das cidades mais encantadoras da Colômbia — e parada obrigatória pra quem quer misturar história, cultura e dias de descanso à beira-mar.

Se você está pensando em colocar Cartagena no seu roteiro (e deve!), aqui vai um guia completo com tudo o que você precisa saber: como chegar, quando ir, onde se hospedar, como circular por lá e, claro, o que visitar.

Tudo o que você precisa saber antes de visitar Cartagena das Índias, na Colômbia

Como chegar em Cartagena

Se você está saindo do Brasil, a principal porta de entrada internacional da Colômbia é Bogotá. De lá, é só pegar um voo doméstico até Cartagena (Aeroporto Internacional Rafael Núñez) — o trajeto leva cerca de 1h30. Há também voos com conexão por Panamá ou Lima, dependendo da companhia.

Algumas companhias aéreas que operam o trajeto: Avianca, LATAM, Copa Airlines e Wingo. Fique de olho nas promoções e alertas de milhas!

Melhor época para visitar Cartagena

Cartagena tem clima tropical, com sol e calor o ano inteiro, mas existem algumas diferenças importantes:

  • Alta temporada: de dezembro a março, com menos chuvas e clima ideal para curtir praia, passeios de barco e caminhadas. É também o período mais movimentado e caro. Neste período, as temperaturas variam dos 22 °C aos 33 °C, com a sensação térmica ainda mais alta, e, o tempo fica seco, com pouca incidência de chuvas. Além disso, durante esses meses, as passagens aéreas e os hotéis ficam mais caros. Isso acontece em Cartagena, e, em toda a Colômbia, já que abrangem as férias escolares e as festividades de fim de ano, como o Natal e o Ano Novo.
  • Baixa temporada: de abril a novembro, quando podem ocorrer pancadas de chuva (geralmente rápidas). Em compensação, os preços são mais baixos e a cidade fica mais tranquila. Esta é a estação mais fresca do ano, com temperaturas que variam dos 23 °C aos 30 °C. Porém, embora o clima seja mais agradável, estes são os meses em que a cidade registra a maior ocorrência de chuvas, com o pico no mês de outubro.
  • Evite: Semana Santa e o Réveillon se você não curte multidões. A cidade lota e os preços vão lá pra cima! O mês de outubro, quando as chuvas e ventos são bem mais fortes.

Onde se hospedar: melhores bairros de Cartagena

Nas duas vezes em que visitamos Cartagena ficamos hospedados no centro histórico da cidade e foi uma ótima escolha, pois conseguimos fazer a maior parte do nosso roteiro sem precisar de grandes deslocamentos. Dentro da cidade amuralhada, todos os pontos turísticos podem ser percorridos a pé.

Outro ponto importante é que Cartagena tem opções de hospedagem para todos os estilos e bolsos, então você não terá dificuldade em encontrar a melhor opção para o seu estilo de viagem.

Aqui estão os principais bairros para se hospedar:

Cidade Murada (Centro Histórico)

É o coração de Cartagena, com ruas de pedra, casarões coloniais e muita vida cultural. Ideal pra quem quer se sentir dentro de um cenário de filme. Ótimo pra casais e quem curte caminhar. Ela é composta pelos bairros Centro e San Diego.

Na Cidade Amuralhada, também estão situados alguns dos melhores hotéis de Cartagena, com opções que vão desde hostels até as hospedagens 5 estrelas. Mas, normalmente, os preços por lá são um pouco mais caros do que os das demais regiões, justamente pela boa localização – perto de muitos pontos turísticos, restaurantes e praças.

Tudo o que você precisa saber antes de visitar Cartagena das Índias, na Colômbia
Cidade Amuralhada

Getsemaní

Um bairro alternativo, artístico e vibrante. Mais descolado, com hostels, cafés coloridos, arte de rua e preços mais acessíveis. Fica a uma curta caminhada do Centro Histórico. Fica tão pertinho que é difícil saber quando saiu de um e entrou no outro.

Tudo o que você precisa saber antes de visitar Cartagena das Índias, na Colômbia
Bairro de Getsemaní

Bocagrande

Bairro moderno à beira-mar, com prédios altos, praias urbanas e muitos hotéis com vista para o mar. Lembra um pouco a orla de cidades brasileiras. É ideal pra quem quer estrutura e curtir praia com conforto. O ponto negativo é que você vai precisar de transporte para se locomover até a cidade amuralhada onde fica a maior parte das atrações turísticas de Cartagena.

Tudo o que você precisa saber antes de visitar Cartagena das Índias, na Colômbia
Praia de Bocagrande

Como se locomover em Cartagena

A cidade é bem compacta, então dá pra fazer muita coisa a pé — especialmente se você estiver hospedado na Cidade Murada ou em Getsemaní.

Para distâncias maiores ou para ir até Bocagrande, o aeroporto ou o porto:

  • Táxis são comuns, mas é bom negociar o valor antes da corrida, pois não usam taxímetro.
  • Aplicativos como InDrive e Uber funcionam, mas de forma “informal” — ou seja, com certa cautela.
  • Passeios de barco para ilhas e praias próximas saem do porto turístico ou da Marina Santa Cruz.
  • Carro Uma dica que vai fazer você economizar muito em Cartagena é com o aluguel de carro (use nosso link e garanta a melhor cotação com seguro básico incluído, porém recomendamos fazer o seguro total no próprio site, por um pequeno valor, para sua tranquilidade e evitar o assédio da locadora na retirada do veículo). A maioria dos brasileiros que vai para lá escolhe esta opção, especialmente quem está viajando com a família ou em grupos, para ter mais liberdade de se locomover.
  • De transporte público O sistema de transporte público em Cartagena não é dos melhores. Mas, se essa for a sua escolha para se locomover pela cidade, vamos explicar um pouco mais sobre eles. Então, para começar, é importante que você saiba que não há metrô por lá, e, os ônibus normais, apesar de serem muito baratos, não são indicados, pela lentidão e precariedade. No entanto, existe um meio de transporte em Cartagena que pode ser útil para você em certos momentos. Eles são uma espécie de ônibus aberto, chamados de Chivas, e, circulam entre alguns pontos específicos da cidade, sobretudo os locais mais turísticos. Vale frisar, porém que as Chivas funcionam em Cartagena como um veículo voltado ao turismo. Então, se você for usá-las como um meio de locomoção diário, pode ficar um pouco salgado no fim, já que a passagem custa em torno de 55 mil pesos colombianos (65 reais).

Uma dica que sempre usamos e achamos que vale muito a pena divulgar é que o transfer para quem não for alugar um carro, nem quer gastar muito com táxis, é o melhor jeito de ir do aeroporto até o seu hotel e vice e versa. Além de sair mais barato que o táxi, não precisa ficar esperando em filas no aeroporto, é muito mais seguro, pois você não corre o risco de cair em golpes. Outra dica é sempre que possível solicitar seu transfer no hotel em que ficará hospedado adicionando assim mais uma “camada” de proteção para evitar aborrecimentos.

O que fazer em Cartagena

A melhor forma de conhecer Cartagena, independente se você tem 1, 3 ou mais dias é decidir quais os pontos turísticos você quer visitar e organizar um roteiro. Assim, organizando uma lista de prioridades, você não precisa perder muito tempo indo de um lado para o outro e otimiza seu tempo para poder aproveitar ao máximo sua visita. A maioria dos locais mais atrativos estão concentrados na Cidade Amuralhada e você consegue visitar os principais pontos a pé, em dois dias de roteiro.

Principais pontos turísticos no centro histórico:

Cidade Murada

Caminhar sem pressa pelas ruas de pedra do Centro Histórico, admirando a arquitetura colonial, entrando nas lojinhas, cafés e galerias de arte é nosso passeio preferido na cidade. Você vai encontrar muitas cores e sabores pelas ruas. Muitas carrocinhas com frutas frescas e as coloridas Palenqueras com seus trajes típicos e bacias de doces e frutas prontas para uma foto (pergunte o preço antes de tirar a foto). À noite, a iluminação da cidade deixa tudo ainda mais mágico.

Tudo o que você precisa saber antes de visitar Cartagena das Índias, na Colômbia

Torre del Reloj em Cartagena

A Torre del Reloj (Torre do Relógio, em português) é um dos pontos turísticos mais famosos nessa cidade colombiana. A torre é o ponto principal que marca a entrada para a Cidade Amuralhada, que, é o centro histórico de Cartagena. Trata-se de um grande muro com vãos em formato de arcos e uma construção em cima dele que conta com um enorme relógio.

Tudo o que você precisa saber antes de visitar Cartagena das Índias, na Colômbia.
Torre del Reloj

Convento de San Pedro Claver em Cartagena

O Convento de San Pedro Claver, localizado na praça de mesmo nome, é outro lugar de grande importância para a cidade de Cartagena. Dentro dele, você vai encontrar um antigo convento jesuíta e uma igreja. Atualmente, ambos funcionam como um museu. Todo o espaço conta a história do missionário Pedro Claver, que se dedicou a proteger os escravizados da região.

Tudo o que você precisa saber antes de visitar Cartagena das Índias, na Colômbia.

Comprar doces no Portal de Los Dulces em Cartagena

Fácil de localizar, fica na frente da Torre del Reloj, e é onde você vai encontrar muitos doces típicos colombianos. Tem uma variedade enorme de doces de todos os tipos e com preços ótimos para garantir suas lembrancinhas.

Praça de Santo Domingo em Cartagena

A Praça de Santo Domingo é muito especial e movimentada em Cartagena, principalmente por ser o local em que acontece a vida noturna da Cidade Amuralhada. Por lá, é possível encontrar vários bares, restaurantes e cafeterias, além de lojas como antiquários e joalherias, por exemplo.

Caminhar pelas muralhas

As enormes muralhas de Cartagena não passam despercebidas, aproveite para andar pelo entorno delas para conhecer um pouco mais desse lugar tão histórico. Se for no fim da tarde, vai assistir um belo pôr do sol.

Tudo o que você precisa saber antes de visitar Cartagena das Índias, na Colômbia

Las Bóvedas em Cartagena

O Las Bóvedas em Cartagena e um espaço que fica colado na muralha que cerca a cidade e funciona como um grande centro comercial. Ele abriga uma variedade de vendedores ambulantes e lojas de artesanato. É ideal para quem está procurando por lembrancinhas únicas e típicas da cultura local.

Tudo o que você precisa saber antes de visitar Cartagena das Índias, na Colômbia

Principais pontos turísticos fora da cidade murada

Castillo de San Felipe de Barajas

Fortaleza histórica construída pelos espanhóis no século XVII. A vista lá de cima é incrível, e os túneis subterrâneos são superinteressantes pra quem curte história. O Castelo recebe visitantes todos os dias, das 8h às 18h, e você compra seu ingresso na bilheteria em frente ao portão de acesso. Pagamos 33.000 COP, em torno de R$ 45,00, valores de setembro de 2024.

Tudo o que você precisa saber antes de visitar Cartagena das Índias, na Colômbia
Tudo o que você precisa saber antes de visitar Cartagena das Índias, na Colômbia

Convento de La Popa em Cartagena

O Convento de La Popa existe desde o século XVII, quando os agostinianos se dirigiram a uma colina e passaram a construir o local. Eles tinham o objetivo de criar um espaço tranquilo e que funcionasse de abrigo para os escravizados que fugiam.

Praias em Cartagena: Quais valem a pena?

A cidade é rodeada pelo mar, e próximo ao centro histórico as praias urbanas possuem pouca infraestrutura, a faixa de areia é pequena e a água do mar é mais escura. A Praia de Bocagrande é a mais cheia. Ela tem o mar em tom amarronzado e algumas pedras na faixa de areia e na água. A Praia El Cabrero é a mais próxima à Cidade Amuralhada e é bem básica.

Vamos ser sinceros, as praias urbanas de Cartagena são práticas, mas não são as mais bonitas do Caribe. Claro que não deixa de ser uma opção para quem quer praticidade e ficar perto da hospedagem. Mas se o seu objetivo é encontrar mar cristalino, areia branca e aquele visual caribenho, a boa notícia é que é super fácil chegar a esses paraísos nas redondezas!

Tudo o que você precisa saber antes de visitar Cartagena das Índias, na Colômbia
Praia em Bocagrande

As melhores praias de Cartagena

Playa Blanca (Isla Barú)

A queridinha dos turistas! Fica a cerca de 1h de Cartagena, e é acessível de barco ou lancha ou ainda por terra (carro, van, ônibus). A água aqui é azul-turquesa, a areia é branquinha e o clima é bem rústico. Ideal para passar o dia — ou até dormir em um dos hostels ou cabanas pé na areia. Mas atenção: vá cedo, fuja dos fins de semana e, se possível, contrate transporte com agências confiáveis pra evitar perrengues. Outro ponto que também é preciso analisar é a questão do assédio dos vendedores ambulantes que acabam tirando o sossego de quem só quer relaxar e curtir a praia.

Isla del Rosario

Islas del Rosario

Um arquipélago com ilhotas paradisíacas, corais e mar cristalino — perfeito pra quem ama mergulhar ou fazer snorkel. Muitas ilhas são privadas e oferecem pacotes tipo “day use”, com almoço incluso, transporte e acesso à infraestrutura. Destaques: Isla del Encanto, Isla Grande, Isla Coralina. Para fazer o passeio, a maneira mais fácil é fechando com uma agência de turismo e saindo do porto de Cartagena. Você vai precisar comprar ida e volta. O preço do pacote vai depender de você, já que precisará escolher onde vai ficar nas Islas del Rosário.

Dicas Extras

  • Leve dinheiro em espécie para pagar transporte, almoço e bebidas.
  • Use protetor solar biodegradável (protege os recifes de corais!).
  • Combine os passeios com agências confiáveis ou indicadas no seu hotel.
  • Evite tours muito baratos com abordagem na rua — geralmente têm serviço ruim e lotação.

Cartagena é uma cidade que mistura tudo o que a gente ama numa viagem: história, arquitetura, mar, música e aquela energia latina contagiante. Leve roupas leves, protetor solar, um bom tênis pra caminhar e prepare-se pra se apaixonar por cada cantinho.

Ah! E se tiver tempo sobrando, combine Cartagena com San Andrés ou Medellín — a Colômbia merece ser explorada com calma!

Gostou? Compartilhe!

ÍNDICE

Guia de viagem: Colonial del Sacramento

Colonia del Sacramento é um destino cheio de cultura e história, com passeios históricos, paisagens naturais, construções coloniais e uma gastronomia que fazem desse destino uma viagem especial. Localizada às

Leia Aqui »
Tudo o que você precisa saber antes de visitar Cartagena das Índias, na Colômbia

Turismo na Colômbia

O que você precisa saber para visitar o país Se você ainda não colocou a Colômbia na sua lista de viagens, tá mais do que na hora de repensar isso!

Leia Aqui »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *