Luxemburgo: Tudo que você precisa saber para visitar o país.

Luxemburgo é uma pequena nação europeia e apesar de ser um dos menores países da Europa é uma das economias mais ricas e desenvolvidas do mundo.

Como é Luxemburgo

O país ainda é pouco explorado pelo turista brasileiro, o que é uma pena, pois além de lindo, tem muitas atrações legais. Mas antes de mostrar os principais pontos turísticos vamos conhecer algumas curiosidades sobre esse país tão pequeno que é possível cruzar seu território de carro em apenas uma hora.

Com índices altos de qualidade de vida, excelentes infraestrutura, educação e serviços de saúde, e o maior salário mínimo do mundo. Trabalhadores com mais de 18 anos ganham o equivalente a EUR €2.637,79 por mês. E trabalhadores certificados com diplomas de curso técnico ou certificado de habilidade manuais recebem um salário mínimo maior. Isso reflete a qualidade de vida do país e seus altos custos.

É uma das capitais oficiais da União Europeia. Luxemburgo foi um dos seis países fundadores da Comunidade Econômica Europeia em 1957, e também membro fundador da OTAN e das Nações Unidas. Sua economia é fortemente concentrada no setor de serviços, especialmente finanças. E a cidade abriga diversas instituições da União Europeia, como o Tribunal de Justiça Europeu e o Banco Europeu de Investimento, sendo assim, um importante centro financeiro global.

E com todo este histórico nem preciso dizer que a sua moeda é o Euro.

Oficialmente o país é trilíngue: a população fala luxemburguês (língua nacional), alemão e francês, e o inglês é bastante utilizado no turismo e negócios.

O país é o único grão-ducado soberano do mundo, uma monarquia constitucional onde a coroa é hereditária.

Onde Fica Luxemburgo

O país está localizado entre a Bélgica, a França e a Alemanha, e é dividido em três distritos: Diekirch, Grevenmacher e Luxemburgo, possui uma área de 2.586 km². E sua capital é a Cidade do Luxemburgo.

Como chegar em Luxemburgo

Não há voos diretos do Brasil para Luxemburgo. Neste caso, você deve voar para alguma cidade europeia e, de lá, seguir para Luxemburgo de avião, trem, ônibus ou de carro alugado.

De avião

O principal aeroporto do país é:

  • Aeroporto de Luxemburgo-Findel (LUX)
    Fica a cerca de 6 km do centro da capital. É pequeno, moderno e bem conectado a várias cidades europeias.

Principais rotas diretas:

  • A partir de Lisboa ou Porto: companhias como Luxair, TAP Air Portugal, Ryanair e EasyJet operam voos diretos (duração média: 2h30).
  • A partir de outras cidades europeias: voos diretos de Paris, Frankfurt, Londres, Amsterdã, Milão, entre outras.

A vantagem é que, além de buscar voos em companhias aéreas low cost na Europa, Luxemburgo é bem servido de transportes públicos vindo de outras partes da Europa, como os trens de alta velocidade vindos da França, Alemanha e Bélgica.

De trem

Luxemburgo está bem conectada por trem com países vizinhos:

França (Paris): TGV direto, cerca de 2h10.

Alemanha (Trier, Koblenz, Frankfurt): conexões frequentes.

Bélgica (Bruxelas): cerca de 3h com baldeação em Arlon ou Namur.

A principal estação do país é a Gare de Luxembourg, localizada na capital.

De carro

Luxemburgo é facilmente acessível de carro a partir de países vizinhos, com estradas em ótimo estado. As distâncias são curtas:

  • Paris → Luxemburgo: 375 km (cerca de 4 horas)
  • Bruxelas → Luxemburgo: 220 km (cerca de 2h30)
  • Frankfurt → Luxemburgo: 220 km (cerca de 3 horas)

Pedágios: não há pedágios dentro de Luxemburgo, e o combustível costuma ser mais barato do que nos países vizinhos.

De ônibus

Empresas como FlixBus e BlaBlaCar Bus operam rotas regulares e baratas a partir de diversas cidades da Europa.

Clima em Luxemburgo

O clima em Luxemburgo é classificado como temperado oceânico, com estações bem definidas e variações moderadas ao longo do ano.

Inverno (dezembro a fevereiro)

  • Temperaturas médias: 0 °C a 5 °C
  • Clima: frio, úmido, com dias curtos e bastante neblina
  • Neve: pode ocorrer, especialmente em janeiro e fevereiro, mas não é abundante
  • O que levar: casacos pesados, luvas, gorros e roupas impermeáveis

Primavera (março a maio)

  • Temperaturas médias: 6 °C a 15 °C
  • Clima: dias mais longos e agradáveis, mas ainda com possibilidade de chuvas
  • Flores e parques: paisagens ganham cor e verde
  • O que levar: casacos leves, roupas de meia-estação, guarda-chuva

Verão (junho a agosto)

  • Temperaturas médias: 14 °C a 25 °C (podendo passar de 30 °C em ondas de calor)
  • Clima: ameno a quente, com dias longos (até 16h de luz solar em junho)
  • Chuvas: podem ocorrer pancadas isoladas
  • O que levar: roupas leves, protetor solar, mas também um casaquinho para as noites

Outono (setembro a novembro)

  • Temperaturas médias: 5 °C a 15 °C
  • Clima: fresco, com folhas coloridas e dias mais curtos
  • Chuvas: aumentam a partir de outubro
  • O que levar: casacos de meia-estação, roupas confortáveis e guarda-chuva

Dica geral

Luxemburgo tem chuvas bem distribuídas durante o ano, então é bom sempre ter uma capa de chuva ou guarda-chuva por perto.

Onde se hospedar em Luxemburgo

Apesar de ser uma capital “pequena”, a cidade de Luxemburgo tem suas áreas bem definidas e muitas possibilidades quando se trata de hospedagem.

Sendo assim, separamos em três regiões para facilitar a sua escolha.

Região da Gare

Para quem deseja economizar um pouco, e ainda assim estar próximo das atrações do centro histórico, restaurantes, comércio e das várias opções de transporte, a região da Gare (estação de trem), é o mais indicado. E não pense que só porque a região é mais acessível os hotéis não são bons, eles só não tem tanta sofisticação.

É lá onde está a Estação Central de Luxemburgo e também de onde saem ônibus para diversos pontos da capital, inclusive para o aeroporto.

É um bom custo-benefício para quem deseja economizar e ainda estar bem localizado. Ficamos hospedados na região e foi perfeito.

Região da Cidade Velha Ville-Haute

Para quem prefere ficar em uma região realmente turística e com muitos pontos de interesse, então deve optar por ficar em Ville-Haute, a Cidade Velha. Apesar de valores mais elevados, a área reúne museus, restaurantes e é onde acontecem os principais eventos de rua da cidade.

Em Ville-Haute estão os principais museus de Luxemburgo e também é o melhor lugar para experimentar a gastronomia local, já que os melhores restaurantes da cidade estão na região.

O Palácio do Grão-Ducado, a Catedral de Notre-Dame e alguns prédios do governo também estão na região, tornando a região uma das mais seguras de Luxemburgo.

Kirchberg

Para quem visita a cidade a negócios, a região de Kirchberg está mais afastada do centro histórico, com isso, é uma área mais tranquila, com hotéis mais sofisticados e luxuosos e perto das principais instituições da União Europeia.

Para quem escolher ficar na zona de Kirchberg, saiba que o deslocamento até as regiões mais movimentadas da cidade, como Ville-Haute ou Gare, precisa ser feito de trem, ônibus ou transporte privado, por conta da distância.

Independente da região que escolher, o valor das diárias podem sofrer alterações de acordo com a temporada em que você viajará para Luxemburgo, sendo alta ou baixa, além de poder sofrer influências por conta do calendário de eventos na cidade, o que movimenta o fluxo de turistas.

Um fator determinante para garantir preços justos na sua hospedagem é sempre fazer a sua reserva com antecedência. Então, organize-se e planeje a sua viagem o quanto antes!

Como se locomover em Luxemburgo

Luxemburgo possui um eficiente sistema de transporte público e, o melhor: é totalmente gratuito!

Foi o primeiro país do mundo a oferecer transporte público 100% gratuito em todo o território nacional desde 2020.

Isso inclui os ônibus, trens e bondes. 

ModalGratuito?Onde funcionaObservações
TremSim (2ª classe)Nacional + conexões internacionaisConfortável e rápido
ÔnibusSimTodo o paísFrequente e pontual
BondeSimLuxembourg CityModerno, ecológico
BicicletaParcial (Vel’OH!)Capital e regiãoPrimeiro 30 min grátis

Seguro Viagem é obrigatório para entrar em Luxemburgo?

Se você está planejando uma viagem para Luxemburgo, é importante saber que o seguro viagem é obrigatório para entrar no país. Isso acontece porque Luxemburgo faz parte do Tratado de Schengen, que exige que turistas de países que não pertencem à União Europeia — como o Brasil — apresentem um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares.

Ou seja, sem o seguro, sua entrada pode ser negada logo na imigração. Mesmo que você tenha todas as outras documentações em ordem, o seguro é um dos itens exigidos. Ele precisa estar válido durante todo o período da sua estadia e cobrir eventuais emergências médicas, inclusive por acidente ou repatriação.

Além da obrigatoriedade, o seguro viagem também é um aliado em situações inesperadas: extravio de bagagem, cancelamento de voos, assistência jurídica e até suporte em caso de imprevistos com o idioma. Portanto, mais do que um requisito, ele é um investimento na sua tranquilidade.

Na hora de contratar, procure por seguradoras confiáveis, confira se o plano escolhido atende às exigências do Espaço Schengen e leve uma cópia (impressa ou digital) do certificado para apresentar na imigração, se solicitado.

Viajar para Luxemburgo é uma experiência única, mas como em toda viagem internacional, é fundamental estar com a documentação certa para evitar imprevistos. O seguro viagem não é apenas um item obrigatório, mas também uma garantia de tranquilidade, sempre utilizamos e indicamos essa ferramenta de comparação, é simples e rápido de contratar.

Com tudo isso organizado, você estará pronto para explorar um dos países mais seguros e charmosos da Europa!

Leia Também: O que fazer em Luxemburgo: principais atrações do país para incluir no seu roteiro

Gostou? Compartilhe!

ÍNDICE

Albânia, dicas de viagem!

A Albânia é um país localizado no sudeste da Europa que faz fronteira com Montenegro, Kosovo, Macedônia do Norte e Grécia. Apesar da proximidade, o país ainda não está tão

Leia Aqui »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *