O território da Chapada abriga centenas de cachoeiras, trilhas de variados níveis de dificuldade, comunidades tradicionais, projetos de base comunitária e experiências únicas ligadas à espiritualidade, gastronomia e cultura do cerrado com o foco e propósito de valorização, preservação e consciência ambiental. É um destino onde cada passo precisa ser dado com cuidado e carinho, com atenção especial para a importância e preservação do Bioma Cerrado.
A Chapada é um paraíso natural com dezenas de cachoeiras e trilhas, é o destino ideal para os aventureiros. Se você está planejando sua viagem e quer saber quais são as principais atrações da Chapada dos Veadeiros, chegou ao lugar certo. Estivemos por lá e podemos garantir: cada cantinho tem uma energia única. Neste guia, reunimos os lugares que consideramos imperdíveis para aproveitar ao máximo a Chapada.
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e trilhas
Abriga trilhas incríveis, como a que leva à Cachoeira dos Saltos (120m) e ao Carrossel e Corredeiras, perfeitas para quem busca aventura e contato direto com a natureza. É chamada de Trilha amarela, foi a que fizemos e indicamos.


O parque é dividido em cinco trilhas:
1) Trilha Amarela Saltos, Carrossel e Corredeiras:
• Orientação: seguir as setas amarelas
• Distância: aproximadamente 11 km (ida e volta)
• Duração: de 6h a 7h, dependendo do tempo em que o visitante permanecer nos atrativos
• Nível de dificuldade: moderada superior
2) Trilha Vermelha dos Cânions e Cariocas:
• Orientação: seguir as setas vermelhas
• Distância: aproximadamente 11 km (ida e volta)
• Duração: de 4h a 5h, dependendo do tempo em que o visitante permanecer nos atrativos
• Nível de dificuldade: moderada
3) Trilha Azul da Seriema:
• Orientação: seguir as setas azuis
• Distância: 850 metros (ida e volta);
• Duração: aproximadamente, 1h30, dependendo do tempo em que o visitante permanecer nos atrativos;
• Nível de dificuldade: leve
• Período: trilha não disponível no período de seca de junho a outubro, motivado pela sazonalidade de água corrente.
4) Travessia Sete Quedas:
• Orientação: seguir as setas vermelhas e laranjas
• Distância: aproximadamente, 23,5 km
• Duração: a Trilha das Sete Quedas pode ser realizada em 1, 2 ou 3 dias, com a opção de acampar por 2 noites
• Nível de dificuldade: pesada
• Período: aberta ao público apenas de junho a novembro
5) Travessia São Jorge – Capela
• Orientação: siga as pegadas do Caminhos dos Veadeiros
• Localização: Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante
• Distância: 25km
• Duração: travessia de aproximadamente 9h ou dois dias com um pernoite (acampamento da Boa Sorte ou das Sete Quedas)
• Nível de dificuldade: pesada
O Parque pode ser visitado durante todo o ano. Normalmente, a estação seca vai de maio a outubro, e a estação chuvosa se estende de novembro a abril.


Vale da Lua e formações rochosas únicas
O Vale da Lua impressiona por suas formações rochosas esculpidas pela água, que lembram a superfície lunar. É uma das atrações mais diferentes da Chapada e também a mais visitada.
O Vale da Lua fica a 30km de Alto Paraíso, é uma trilha de nível fácil e relativamente pequena, 1,2km no total. Em meio período do dia você consegue visitá-la e a melhor época é no período da seca. Em período chuvoso fica muito perigoso e dependendo da quantidade de chuvas nos dias anteriores é bem provável que o acesso esteja fechado por segurança.
É no Vale da Lua que você fará fotos lindas super diferentes como se realmente estivesse num outro mundo!



Cataratas dos Couros, um espetáculo de quedas d’água
A queridinha, Catarata dos Couros é um atrativo que com toda certeza tem que estar em seu roteiro! Um passeio completo, dinâmico e divertido, pra quem gosta de bastante sol e banho de rio em uma das aguas menos geladas da chapada que é o rio dos Couros.
Na época de chuva, o atrativo oferece a opção de passar por um mirante incrível para poder apreciar o espetáculo de um rio transbordando de água. Nessa opção o guia é obrigatório.
As Cataratas dos Couros formam um dos maiores complexos de quedas da região, com poços perfeitos para banho e paisagens imponentes. Durante a trilha, as principais atrações da Catarata dos Couros são a Cachoeira da Muralha e a Cachoeira Almécegas 1000, mas há diversos pontos sem nomes que também merecem atenção.
O complexo está a 50km de Alto Paraíso, é um percurso de nível moderado a difícil com 6 km de trilha no total. É um passeio de dia inteiro, então se prepare para levar água, lanches e roupas secas. Outra boa notícia é que o complexo pode ser visitado o ano inteiro.

Cachoeira do Segredo
A cachoeira do Segredo é uma belíssima cachoeira de 120m de altura que fica a 55km de Alto Paraíso. Sua trilha é de nível fácil a moderado e pode ser visitada em meio período do dia.
Também é possível visitá-la o ano inteiro, porém em época de chuvas existe uma grande chance de você presenciar o fenômeno cabeça d´água, e durante esse período é extremamente recomendado a visita com um guia, que irá te orientar o lugar seguro para apreciar o fenômeno.


Mirante da Janela e vista panorâmica inesquecível
A trilha até o Mirante da Janela foi a mais desafiadora de todas que fizemos na Chapada. É uma trilha que desafiou todos os meus limites físicos, e olha que me considero bem preparada fisicamente para a minha idade. Em alguns trechos pensei seriamente em desistir, mas a vontade de chegar ao topo da montanha foi mais forte , me mantive firme e fui presenteada com uma das vistas mais bonitas da Chapada.
O Mirante da Janela é com certeza o mirante mais bonito da Chapada dos Veadeiros! Durante a época da seca (período que visitamos), a cachoeira do Abismo, que é uma cachoeira sazonal, seca toda sua água, tornando o passeio bem mais difícil por ser uma trilha técnica e quase que toda exposta ao sol, então é indicado se fazer somente para ver o nascer ou o pôr do sol, sendo que dessa forma, o guia se torna obrigatório.
A trilha fica a 40km de Alto Paraíso e são 7 km de trilha de nível difícil que pode ser feita em meio período do dia. Fizemos no período da tarde para ver o pôr do sol lá de cima. Um espetáculo da natureza!


Complexo Caldeira: Cachoeira do Caracol
O atrativo Caldeira esconde uma das cachoeiras mais diferentes da chapada e do mundo: a cachoeira do Caracol. O complexo possui ao todo 4 cachoeiras, e o acesso para a cachoeira Caracol adiciona aventura ao passeio pois é por uma via ferrata (escada de ferro), utilizando um sistema de segurança simples e seguro, com cadeirinha de escalada, capacete e corda. Os equipamentos de segurança são fornecidos pela propriedade e é necessário guia credenciado.
O Complexo está a 20km de Alto Paraíso com 3km de trilha de nível fácil a moderado. É um passeio de dia inteiro e também só está aberto no período de seca.


Cachoeira Santa Bárbara em Cavalcante
A Cachoeira Santa Bárbara é, sem dúvidas, uma das mais famosas da Chapada dos Veadeiros. A cor da água é de um azul turquesa surreal, que lembra até o Caribe. O acesso é feito por trilha leve e obrigatoriamente com guia da comunidade Kalunga, o que torna a experiência ainda mais especial. Não esqueça de chegar cedo, pois o tempo de permanência na cachoeira é limitado para preservar o local.
Durante a trilha há uma cachoeira menor, conhecida como Cachoeira Santa Barbarinha, atração que fica antes de chegar a Cachoeira Santa Bárbara e que dá uma pequena ideia do que está por vir. A cachoeira é uma mini Santa Bárbara. A água tem tons semelhantes, mas o poço e a queda d’água são bem menores.
Localizada a 120 km de Alto Paraíso, na cidade de Cavalcante, é fácil chegar a atração, mas vai precisar dedicar um dia inteiro ao passeio. De Cavalcante até a Comunidade Kalunga Engenho II são 27 Km de estrada de terra.
Para chegar até a cachoeira Santa Bárbara, você pode utilizar um transporte saindo da comunidade e assim são 5 km de carro (pau de arara) até chegar ao inicio da trilha, e daí são mais 1,7 km de trilha de nível fácil.
O limite diário de visitantes é de 300 pessoas com permanência de 1h na cachoeira.


Cachoeiras Loquinhas para famílias
De fácil acesso e com poços convidativos, as Cachoeiras Loquinhas e Almécegas são ideais para quem viaja em família ou busca trilhas leves.
É um complexo para a família toda, de fácil acesso com uma trilha de tablado de madeira. O complexo Loquinhas vai te surpreender com seus mais de 15 poços de agua verde, rodeados por uma bela mata ciliar. Nos meses de agosto a outubro pode ser que você encontre apenas alguns poços com água, então não considero que seja um bom atrativo para colocar no roteiro nessa época do ano.
Fica pertinho de Alto Paraíso, 5km para chegar até o inicio da trilha de nível fácil. E 2km de caminhada até a Loquinhas. Um passeio de meio período.
Essas são algumas das principais atrações da Chapada dos Veadeiros, mas a verdade é que cada canto desse destino guarda uma energia única.
O principal que você precisa saber da Chapada dos Veadeiros é que a chapada é infinita! Você não vai zerar a chapada em uma única viagem, então se você quer (começar a) conhecê-la reserve pelo menos 5 dias inteiros de passeios e faça uma pesquisa prévia de atrativos para ver o que te chama mais atenção, e lembre-se que você não vai conseguir conhecer todos! Por isso liste por ordem de preferência.
Leia Também: Melhor época para visitar à Chapada dos Veadeiros: clima e dicas de viagem